Seu Estado
Não Inscrito
Preço
Grátis

O Curso de SEP não é uma opção !

Meu nome é Santanna e sou coordenador de treinamentos no Estado de São Paulo no Setor de Segurança do Trabalho. Caso queira falar direto comigo clique no Whatsapp abaixo.

Não faça parte do Grupo de Colaboradores que irão se acidentar mas seja aqueles que irá representar a Segurança do Trabalho.

Em primeiro lugar o Curso de SEP em São Paulo, SP  é obrigatório para todos os trabalhadores do setor de eletricidade, que atuam acima de 1000 volts, tendo ele a validade de 2 Anos.

No entanto se houver mudança de empresa, ou de função ou ter um acidente na empresa ele deverá ser feito novamente.

Nesse sentido o objetivo principal do curso de SEP é eliminar em até 100% o número de acidentes através de Procedimentos de Segurança do Trabalho e Medidas de Controle.

Logo o Público Alvo são os Trabalhadores que atuam no Setor de Serviços e Manutenção, sendo o curso dividido em dois módulos. Ou seja o treinamento Básico e o de SEP – Sistema Elétrico de Potência.

O que você vai encontrar neste artigo

Acima de tudo está a lei, por esta razão a base é a Norma NR-10, que foi criada no ano de 1978 tendo sua última atualização em 2010 justamente porque estava acontecendo muitos acidentes em eletricidade. Portanto dentro dela foi criada a obrigatoriedade do curso de NR-10 que está em seu Anexo II. A principio o que direcionava os trabalhos em eletricidade eram as NBRs que foi criada em 1940 por grupos de notáveis de vários segmentos sendo reconhecida como entidade de utilidade pública em 1962 por meio da Lei 4150. Sendo assim, a principal NBR que direcionava o setor de eletricidade era a NBR 5410 que foi criada em 1941, contudo ela não tratava de maneira profunda a segurança na atividade de segurança em instalações elétrica. Por fim teve-se a necessidade de ser criada a NR-10.
Desde já abordaremos a NBR`s que são as normas técnicas que regulamentam os mais diversos tipos de trabalho priorizando a segurança do trabalhador.
Sob o mesmo ponto de Vista existe outra dúvida frequente que é a respeito do Ministério do Trabalho. Atualmente o Ministério do Trabalho e Emprego que hoje está alocado com o Ministério da Economia tem por finalidade fiscalizar as empresas e não reconhecer cursos. No entanto o treinamento de eletricidade deve seguir os critérios das normas regulamentadoras que foi criada pela tripartite, que é a Junção do MTE, dos Trabalhadores e das Empresas.
Agora tem uma outra dúvida de Muitos alunos que ligam e questionam da seguinte maneira, o Curso é Reconhecido pelo CREA ? A resposta é o CREA é conselho de Credenciamento profissional de Engenheiros e Arquitetos e ele não credencia instituição de Ensino. No entanto temos a ART expedida por Engenheiro de Segurança do Trabalho que foi feita pelo CREA.
Agora vamos citar os principais equipamentos de proteção individual e coletiva de Eletricidade e dispositivos de segurança. A Primeira vista são eles o Cinto de Segurança do Trabalho com Talabarte duplo, a Bota, o Capacete, a Luva, o óculos, a Perneira. Além disso temos também os Uniformes e o Mosquetão. Finalmente podemos considerar as Gaiolas em Escadas Marinheiros, o Guarda Corpo, os Trava-quedas, as Rondanas, o Ascensor e o Descensor.
Após a realização do Curso de SEP o Aluno recebe o Certificado sem nenhum tipo de Burocracia e também pode solicitar a confecção da Carteirinha que será adicionado um valor a mais de R$ 30,00 e logo que for feita será entregue.
Assim também falarei das doenças ocupacionais que são o câncer de Pele, a DORT / LER; a asma Ocupacional e a Silicose.